domingo, 12 de junho de 2011

JOGOS DA MELHOR IDADE



Jogos da Melhor Idade

Texto extraído do Site "Folha de Ribeirão Pires"
URL: http://www.folharibeiraopires.com.br/portal/exibeMateria.php?materia=5838


Exercício na melhor idade
Foto: Getty Images (RF)
Não é de hoje que o Brasil tenta da melhor forma possível dar um pouco de dignidade para seus idosos, que é uma classe tão desfavorecida e pouco reconhecida por nós da sociedade. A realização dos Jogos Regionais dos Idosos, o Jori, é uma dessas ações que visa dar melhor qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram e ainda contribuem para o crescimento em todos os sentidos do mundo. Quem participa de uma competição dessas como expectador, não deixa de notar a empolgação dos jovens de mais de 60 anos, que parecem ter entrado em uma fonte da juventude eterna. Eles participam e são mais engajados que muitos jovens de 15, 16, 17 anos e usam este momento para celebrar muitas coisas como amizade, conhecimento e porque não dizer o aprendizado.

Se engana quem acha que eles não aprendem nada quando estão em movimentos como o Jori. Eles aprendem a ter autoestima, que ainda tem muito que oferecer e sem falar na alegria que pulsa em cada um deles, que ao se aposentarem acreditaram que seria deixado de canto como um móvel velho sem utilidade para os mais jovens. Com certeza cada um destes tem muita história para contar sobre como deram a volta por cima e quebraram limites mentais e físicos para representar com orgulho a sua cidade. Olhar para eles com carinho é mais que obrigação e cobrar de todos mais respeito a eles deve ser a nossa forma de agradecer pelos anos de dedicação a nós. Pois pergunte: quem na vida não tem ou teve um idoso importante, que nos ajudou na caminhada do crescimento?

Exercícios para a melhor idade
Foto: Getty Images (RF)
É rara as respostas negativas. Mesmo com conflitos de gerações eles são prova de que experiência é mais do que necessária para tudo na vida. Mesmo aqueles que apenas participaram do Jori, mas não trouxeram resultados expressivos para casa, devem ser aplaudidos de pé, pois sair da paz e tranquilidade de uma aposentaria para levantar a bandeira de sua cidade, diante de dificuldades físicas, mentais, emocionais e financeiras, inerentes a condição do país é digno de aplausos de pé por parte de todos.  E todos podem acreditar ao fazer isso e mostrar a todos que estão vivos e gostam muito do que fazem, eles provam a todos que a vida só acaba quando a morte chega. Não importa a idade que se tenha e quanto tempo tenha se vivido, eles nos mostram que nunca é tarde demais para recomeçar, quantas vezes forem necessário.

Obrigado atletas da Melhor Idade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário