quinta-feira, 16 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE



- ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE
Fonte do texto: website.saúde.kit.nrt htm






 1. Alimentação e Saúde 

Alimentação na "Melhor Idade"
Foto: Getty Images (RF)

Atualmente, é crescente a preocupação com as questões sobre a alimentação. Isto é bem visível no nosso dia a dia, onde são frequentes as reportagens em revistas, jornais, televisão, abordando assuntos referentes à alimentação.  Este fato é explicado pela estreita ligação entre alimentação e saúde, que hoje está cada vez mais evidente. A alimentação adequada contribui, então, para o bem estar geral. As bases para uma alimentação correta são sempre as mesmas, porém cada fase da vida merece cuidados especiais. Assim, a alimentação na terceira idade não difere muito da alimentação de um adulto normal, mas deve ser direcionada em função da diminuição das atividades do organismo em geral.   Uma alimentação correta não exige conhecimentos profundos sobre nutrição.


Alimentção e Envelhecimento
Foto: Getty Images(RF)

2.Alimentação e envelhecimento 
Certas características, inerentes ao processo do envelhecimento, determinam peculiaridades no idos, quais sejam:  A) Mastigação: deve-se levar em consideração a falta de dentes ou a utilização de próteses (dentaduras). No caso da função mastigatória estar íntegra não há razão para modificações de consistência e utilização das chamadas “sopinhas”, purês, etc. 


Habitos Alimentares na Melhor Idade
Foto: Getty Images (RF)
B) Hábitos alimentares: deve-se considerar que a alimentação está associada a influências éticas, religiosas e fatores socioeconômicos. Por isso, deve-se pensar nesse fator para a adequação da dieta para cada pessoa. 
C) Situação socioeconômica: a renda do idoso é um fator que interfere diretamente na sua alimentação. Sendo assim deve-se recomendar a aquisição de alimentos da época, que têm um custo menor e melhor. 
D) Constipação: o indivíduo pode ser acometido por prisão de ventre, devido ao baixo consumo de frutas e verduras, pela diminuição de sua atividade física e pela consequente atonia muscular. Deve-se então fornecer abundante quantidade de líquidos e de alimentos ricos em fibras (celulose). Insistir também no consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes) e cereais integrais. 
E) Diminuição das sensações: com o avançar da idade pode ocorrer diminuição da sensibilidade gustativa e olfativa que, consequentemente, levam à redução do apetite. Sendo assim, a alimentação deverá ser apresentada de maneira atrativa, preparada de modo comum às demais pessoas da família, salvo possíveis restrições dietéticas. 
Diminuição do Processo Digestivo Na Melhor Idade
Foto: Getty Images (RF)
F) Diminuição dos processos digestivos: deve-se fracionar a alimentação diária em várias refeições, geralmente cinco a seis por dia, sendo o volume da cada uma delas reduzido. Essa conduta é necessária para facilitar o trabalho digestivo. 
G) Imobilização: a constipação, a obesidade, as úlceras de posição e a impossibilidade de adquirir os alimentos podem levar à osteoporose pela perda de cálcio urinário. A osteoporose pode levar o idoso a uma situação de imobilização parcial ou total. Nesse caso a alimentação, a movimentação na residência e, principalmente, o caminhar são fatores importantes que deverão ser estimulados e controlados. 
H) Diminuição da ingestão de ferro: um dos maiores problemas na velhice é a anemia, uma vez que a capacidade de hemopoiese (ligado a formação do sangue) está reduzida pela diminuição da superfície da medula óssea, geralmente localizada apenas nas extremidades dos ossos longos. O consumo de carnes vermelhas, modificadas em sua consistência se necessário (guisados, sopas, etc.), torna-se importante. 
I) Diminuição na ingestão de vitaminas e sais minerais: verifica-se nos idosos a carência, principalmente, de vitamina C, folatos, piridoxina e zinco. Deve-se então insistir na ingestão de alimentos proteicos, frutas cítricas (laranja, lima, mexerica) e também verduras.
J) Socialização: é importante que o idoso participe das atividades familiares, das refeições coletivas, pois o contato social estimula o apetite.
Os itens abordados anteriormente são muito importantes e devem ser analisados no momento de planejamento do roteiro alimentar de um idoso. 

Funções Alimentares na Melhor Idade
Foto: Getty Images (RF)
3. Funções dos Alimentos 
É através dos alimentos que o nosso organismo recebe todas as substâncias (chamadas nutrientes) necessárias ao seu bom funcionamento. Nutrientes são as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as fibras e a água. Cada alimento possui vários nutrientes proporções, exercendo diferentes funções no organismo. Cada nutriente exerce uma função no organismo, e os alimentos são classificados em grupos de acordo com a quantidade de nutrientes que possuem, e portanto, a função que exercem.
As funções dos alimentos são classificadas em: energética, construtora e reguladora.
A) Função Energética
Uma das funções dos alimentos é a de fornecer energia que funciona como combustível para exercermos as mais diversas atividades (andar, falar, respirar, para o coração  bater, etc.)
Pode-se comparar os alimentos energéticos com o combustível do automóvel.
Os alimentos que mais fornecem energia são os que têm grande quantidade de carboidratos e de gorduras
- Alimentos energéticos
I. Fontes de carboidratos
- Cereais (arroz, milho, centeio, cevada, trigo, aveia) e suas farinhas
- Massas (pão, macarrão)
- Feculentos (batata, mandioca, cará, inhame)
- Açúcares, doces, mel, geleias, etc.
II. Fontes de gorduras
- Óleos e Margarinas
- Manteiga, banha, bacon, creme de leite
- Amendoim, amêndoas
Todos estes alimentos não devem ser consumidos em excesso, porque uma quantidade maior do que a necessária pode levar à obesidade. A ingestão de alimentos fontes de gorduras, apesar de muito importante, devido à absorção das vitaminas lipossolúveis, tem sua quantidade controlada devido à sua relação com as doenças cardiovasculares.
B) Função Construtora
É a de fornecer material para construção e manutenção das diferentes partes do corpo e a reparação dos tecidos, que diariamente, são perdidos pelo suor, descamação da pele, cicatrização de ferimentos. Os alimentos que exercem esta função são fontes de proteínas. As proteínas formam todos os órgãos do nosso corpo (pele, músculo, coração, fígado, etc.), além dos anticorpos para a proteção contra as doenças.
Alimentos Construtores
I. Fontes de proteínas
- Carnes (vaca, porco, aves, pescado) e outras
- Leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico).
- Ovos
Para a terceira idade, particularmente, é muito importante o consumo de leite e substitutos, porque os ossos vão ficando mais fracos, quebram com mais facilidade e são de cicatrização difícil.
C) Função Reguladora
Como próprio nome diz, este grupo tem a função de regular o funcionamento do organismo, como por exemplo:
- Facilitar a digestão e absorção dos alimentos.
- Proteger a pele, visão, dentes.
- Aumentar a resistência às infecções.
- Permitir o bom funcionamento intestinal.
Os alimentos reguladores são fontes de vitaminas, minerais e fibras.
I. Frutas - laranja, limão, mexerica, goiaba, morango, caju, manga.
II. Hortaliças 
- Verduras: agrião, acelga, almeirão, brócolis, escarola, couve, espinafre, mostarda, salsa, rúcula.
- Legumes: pepino, pimentão, berinjela, jiló, abobrinha, chuchu, cenoura.
III. Frutas, Hortaliças e cereais integrais
Especialmente na terceira idade, são importantes os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição dos movimentos do intestino (que auxiliam na eliminação das fezes), levando à constipação intestinal (prisão de ventre). As fibras, por não serem absorvidas ajudam a eliminação das fezes. Uma dieta rica em fibras impede a absorção acentuada de colesterol e derivados, através do aumento do bolo fecal.
4. Dieta Equilibrada
Uma alimentação equilibrada deve fornecer energia e todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo; a quantidade de calorias vai variar de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física e estado fisiológico ou patológico. Outro ponto importante que deve ser considerado é o fracionamento, pois na terceira idade, a digestão é mais lenta, então, não é recomendado comer grande quantidade de uma só vez. É aconselhável comer em menor quantidade, fracionada em pelo menos 5 refeições, para não sobrecarregar o estômago. Uma alimentação equilibrada é aquela que contém, na mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo.
5. Orientação Dietética
A Nutrição do idoso é tão importante como é para uma criança em fase de crescimento. Sua alimentação não é muito diferente da alimentação do adulto. É importante basicamente para conservar uma vida saudável, sem provocar a diminuição ou o aumento do peso.
I. Para evitar o intestino preso, deve-se:
a) Ingerir diariamente alimentos ricos em fibras, que facilitem o funcionamento intestinal como:
- verduras cruas como alface, almeirão, agrião, rúcula, escarola.
- frutas cruas como alface (c/ bagaço), mamão, banana nanica, pêra (c/casca).
- frutas secas (ameixa, uva passa).
- legumes: abobrinha, abóbora, cenoura, vagem, quiabo, jiló, feculento.
- cereais integrais: arroz, pão integral, aveia.
- outros: farelo e germe de trigo (com frutas, leite, sucos, feijão).
b) Tomar de 4 a 8 copos de líquidos (água, chá, leite ou suco de frutas). Não ingerir durante o almoço ou jantar para que o líquido não ocupe o espaço no estômago que o alimento deveria ocupar.
c) Realizar diariamente atividades leves: Ex.: andar.
d) Evitar o uso constante de laxante, pois o organismo pode se acostumar, e somente funcionar quando o remédio for usado.
II. Evitar o consumo exagerado de sal, pois pode causar o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos (inchaço).
III. Não ingerir muito açúcar, massas doces para evitar excesso de peso. Por isso, preferir as frutas como sobremesa. Além de facilitarem o funcionamento do intestino são ricas em vitaminas.
IV. Ingerir alimentos ricos em ferro, tais como: fígado, rins, coração, carnes em geral, para evitar a anemia, sendo que alguns deles precisam ser evitados se a pessoa tiver colesterol elevado.
V. Para que os alimentos sejam melhor aproveitados, precisam ser bem mastigados, não esquecendo os cuidados com próteses muito gastas e mal ajustadas. Não deixar de comer carnes, legumes, verduras e frutas. As carnes podem ser picadas, desfiadas, moídas ou batidas no liquidificador. Os legumes e as verduras cruas podem ser picadas. As frutas mais "duras" podem ser coradas ou cozidas com casca.
VI. Deve-se dar preferência à utilização de óleos vegetais no preparo e cozimento de alimentos (óleos de soja, de milho, algodão, girassol) sempre em pequenas quantidades.
VII. Para facilitar a digestão, deve-se dividir as refeições em pequenas quantidades (em média 5 a 6 por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) refeições.
VIII. A ingestão correta de alimentos ricos em cálcio e a vitamina D previnem problemas nos ossos e fraturas com facilidade. Portanto, deve-se comer diariamente alimentos que contém esses nutrientes, tais como: leite, ovos, queijos, coalhadas, carne, peixe e aves. para o aproveitamento da vitamina D é indispensável tomar sol diariamente (alguns minutos).
IX. Para garantir o recebimento de todas as vitaminas é necessário ter uma alimentação variada e mista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário