terça-feira, 21 de junho de 2011

COMO ADMINISTRAR AS FINANÇAS NA "MELHOR IDADE"

Como administrar suas
finanças na terceira idade
Origem do texto: Finançaspráticas.com.br
Como-administrar-suas-financas-na-terceira-idade-.note.aspx
Data da Publicação: (?)

Como Administrar as Finanças
 na "Melhor Idade"
Foto: Getty Images (RF)
A imagem antiga de avós dependentes de filhos e netos, sem ocupação após anos e anos de trabalho e dedicação à família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante atentar à saúde financeira no período chamado de "melhor idade" e pensar um pouco mais em si mesmo.
Lembre-se que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos.
Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos, por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista.

Como Administrar as
Finanças na
"Melhor Idade!
Foto: Getty Images (RF)

 O futuro chegou

Se, durante a vida produtiva, de trabalho, o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.
Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa. A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário.
Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15%, tendendo a zero com o passar do tempo.
 
 Orçamento em dia
Como Adminsitar as
Finanças na
"Melhor Idade"
Foto: Getty Images (RF)
Veja, abaixo, algumas dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:
·         faça planejamento financeiro - quanto você tem de receita e despesa mês a mês no futuro? Inclua todas essas informações no seu orçamento;
·         estabeleça um valor máximo para gastar e que não atrapalhe seu orçamento;
·         pesquise muito antes de consumir, pois há grandes diferenças de preço e excelentes promoções entre os comerciantes;
·         negocie um bom desconto para pagamento à vista (sem estourar o orçamento);
·         evite pagar juros. Como há muita competição entre os comerciantes, existem várias opções de parcelamento sem juros. Se não tiver como evitar o financiamento com juros, compare as taxas e o prazo, para encontrar a melhor opção;
·         cuidado com as facilidades de empréstimos em folha de pagamento. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário