sábado, 18 de junho de 2011

"MELHOR IDADE" QUE NADA!

"Melhor Idade" Que Nada!


Saúde na "Melhor Idade"
Foto: Getty Images (RF)
Dia destes em minhas andanças por este vasto território sem dono que é a Internet,  deparei com um artigo que me deixou deveras incomodado. O "postulante" afirmava com todas as letras que "esse negócio de "Melhor Idade" é conversa mole pra boi dormir".  Segundo ele, o idoso vive é a pior idade, pois é nesta etapa da vida que o homem mais sofre.  É nesta fase que suas preocupações aumentam, pois além dos filhos, começam a nascer os netos e os bisnetos.  Isso sem falar nas doenças,  nas perdas de parentes e amigos queridos, dores que afetam nossa alma.  Confesso que fiquei indiguinado com tanto mau humor, ainda mais que em seu "post" todos os comentários estavam a favor dele.  


Saúde na "Melhor Idade"
Foto: Getty Images  (RF)
Como sou otimista e vejo a vida por um outro ângulo, acredito que chegar a terceira idade é um privilégio para poucos, principalmente quando ainda estamos em plena atividade física e mental.  Os problemas irão existir sempre. Porém na "melhor Idade" o peso da responsabilidade com a família, mesmo que ainda tenhamos que arcar com alguns compromissos, é bem mais leve.  Nesta fase, começam a aparecer outras atividades interessantes.  Passeios, viagens, teatro, concertos musicais, shows, são algumas das atrações que nós idosos  podemos curtir com mais naturalidade, sem aquele estresse de outras épocas.

É claro que envelhecer com saúde depende de alguns cuidados fundamentais:
  • Realizar atividades que estimule a mente e fortaleçam a memória: testes, quebra-cabeças, palavras cruzadas,aprender um novo idioma, ou uma nova habilidade.
  • Ler livros que tratam de assuntos de  seu interesse.
  • Rir sempre que puder. Uma boa gargalhada é um ótimo exercício físico que abaixa o estresse e e acorda  células naturais de defesa e os anticorpos.
  • Pense positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12% a mais que as pessimistas.
  • Seja sociável. Pessoas com fortes laços sociais  ou redes de amigos tem vidas mais saudáveis que pessoas solitárias.
  • Conheça a si mesmo. Aqueles que priorizam o ser têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Saúde na "Melhor Idade"
Foto: Getty Images (RF)
Fazer visitas com frequencia aos médicos especialistas é uma maneira de contribuir com a nossa própria saúde física e mental. Hoje existem uma gama de atividades físicas e mentais elaboradas com os conceitos modernos da Gerontologia. Isso nos proporciona mais confiança. Com isto vivemos com mais determinação  e certeza no amanhã.

Sabemos que se descuidarmos  vivendo uma vida sedentária, sem uma dieta apropriada, corremos o risco de adquirir diversos tipos de males, pois com o envelhecimento nosso organismo sofre uma série de transformações.  Prestar atenção no funcionamento de nosso corpo é algo que ajudará a prologar em muito  nossa vida. Qualquer anomalia, por mais simples que lhe possa parecer , na terceira idade, é necessário procurar um médico, clínico geral, ou dependendo do sintoma, um  especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário