domingo, 19 de junho de 2011

QUANTOS ANOS VOCÊ TEM ?



Quantos Anos Você Tem ?
By: Júlio Paraizo




Que Idade você tem ?
Foto: Getty Images (RF)
 Eu tenho sessenta anos, ainda trabalho se preciso for, até 16 horas, em  um único dia, sem o menor incomdo. Adoro trabalhar. Acredito que é um costume, um vício mesmo. Comecei cedo. Meu pai passou  a me dar tarefas  importantes por volta de oito ou nove anos. Aos treze, já trabalhava como empregado, e hoje, mais precisamentte em junho/2011, são mais de quarenta e cinco anos de labuta.  Não me aposentei  em função  das mudanças nos critérios de aposentadoria, principalmente, relativas aos cálculos da média dos salários. Vou esperar completar sessenta e cinco anos, na expectativa de conseguir algo mais justo. 

Qual é sua idade ?
Foto: Getty Images (RF)

Com a evolução da medicina e as inovações: exames sofisticados de alta tecnologia, que conseguem diagnosticar com precisão milimétrica, qualquer anomalia em nosso corpo, elevaram em muito nossa expectativa de vida. Hoje um idoso com oitenta anos coloca uma prótese no joelho, opera uma catarata,  se cura de um cancer (dependendo é claro do estágio em que se encontra no organismo) com uma naturalidade incrível. Isso graças ao avanço nos estudos  da gerontologia. Onde se chegaram à conclusão que, se o paciente tem uma vida regrada,  faz exercícios físicos regularmente e se alimenta  corretamente, as chances  de recuperação de uma cirurgia, mesmo sendo de risco, são enormes.

Qual é a sua idade ?
Foto: Getty Images (RF)

O aumento da população que chamamos agora de "melhor Idade" assumiu uma importância  muito grande no Brasil nos últimos anos, melhor dizendo, nas duas ultimas décadas, algo que já acontecia ha muito mais tempo na Europa, China, Japão, USA e em outros países, onde o idoso sempre foi levado a sério. Aqui ainda sofremos alguns preconceitos, mas nossas conquistas, tem despertado a cada dia nas autoridades constituídas mais  respeito e especial atenção à nossa causa que é a de viver em harmonia com Deus e com a natureza.

Qual é a sua idasde ?
Foto: Getty Images (RF)

O idoso sente que seu metabolismo  funciona perfeitamente e que seu  estado de saúde física e mental permanece totalmente eficiente. Ele não para de trabalhar e  de produzir. Daí, hoje, podemos ver homens e mulheres de sessenta, setenta, oitenta anos, ou até  mais, trabalhando normalmente como se ainda fossem jovens de trinta. É por este motivo que a gente não aguenta de tanta curiosidade e faz a pergunta (às vezes considerada indiscreta) :  Quantos anos você tem ?  O que acontece logo depois da resposta?  Ficamos surpresos com a disposição do idoso em relação à sua idade, e,  sentimos uma pontinha de inveja  de ver tanto vigor e   alegria em viver a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário