sexta-feira, 17 de junho de 2011

ADAMANTINA (SP) IDOSOS GANHAM PRAÇA DE EXERCÍCIO

Adamantina inaugura a Praça de Exercício do Idoso

Aparelhos foram instalados no Parque dos Pioneiros

Ass. de Comunicação
adamantina-inaugura-a-praca-de-exercicio-do-idoso/
publicado em 22/12/2010 - 16:19:14


A Prefeitura do Município de Adamantina, através do Fundo Social de Solidariedade inaugurou na manhã de terça-feira (21), a Praça de Exercícios do Idoso instalada no Parque dos Pioneiros.

Idosos de Adamantina inauguram Praça de Exercício
Foto: Prefeitura Municipal
O evento contou com a presença do prefeito Kiko Micheloni, da primeira dama e presidente do fundo social de solidariedade Ana Maria Romanini Micheloni, do presidente da Câmara Silvio Ricardo Frizão, da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil, do vereador Rudimar Pereira Soares, secretários municipais, equipe do vôlei adaptado, equipe da terceira idade, imprensa e população em geral. Os equipamentos da Praça de Exercícios do Idoso foram adquiridos através do convênio n.º 279/2010, celebrado entre o Estado de São Paulo, por intermédio do FUSSESP - Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo e o Município de Adamantina, por meio de seu Fundo Social de Solidariedade. A Praça de Exercícios do Idoso foi criada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, com o principal objetivo de prevenir quedas.


Vista Aérea de Adamantina
Foto: citybrazil.com.br
O objetivo é minimizar as mudanças que ocorrem no organismo durante o processo de envelhecimento e que facilitam a ocorrência de quedas acidentais, como fraqueza muscular de membros inferiores, alterações do equilíbrio, diminuição dos reflexos, alterações da marcha e alterações da preensão manual. Segundo o FUSSESP a criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de melhoria do equilíbrio e da marcha, fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores e melhoria da amplitude articular. A Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção como: Estação Barras Paralelas que facilita a marcha e melhora o equilíbrio, Estação Senta-Levanta que permite fortalecer os membros inferiores e facilita o deslocamento, Estação Rampa-Escada aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento, Estação Ergometria melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas, Estação Placa Giratória melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço, Estação Escada para Dedos melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário