quinta-feira, 16 de junho de 2011

CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM (ES) AÇÕES PARA A TERCEIRA IDADE EM DEBATE


Ações Para Terceira Idade em Debate

Origem do Texto: Espírito Santo de Fato online
content&view=article&id=2241:acoes-para-terceira-idade-em-debate&catid=
72:comunitarias&Itemid=414


Foto: Jornal Espírito |Santo Online
Novas propostas para a melhoria da atenção à terceira idade serão discutidas em Cachoeiro de Itapemirim amanhã (16) e sexta-feira (17), durante a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento acontece no auditório do campus II do Centro Universitário São Camilo, no bairro Gilberto Machado, e tem como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. Esta edição da conferência é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Conselho Municipal do Idoso. Cerca de 150 pessoas são aguardadas no evento, entre representantes de entidades governamentais e não-governamentais, instituições com atuação ou interesse na promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa, além de observadores, estudantes e pesquisadores universitários, idosos e convidados.  A solenidade de abertura vai contar com a participação da assistente social Tânia Maria Bigossi do Prado, mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi). “As conferências têm caráter deliberativo: o que elas definem tem extrema relevância pública. Por isso a importância da participação de todos os setores relacionados à melhor idade”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza. Segundo a secretária, no debate para a construção da política pública dos direitos da pessoa idosa precisa estar prevista uma participação social mais representativa e efetiva da terceira idade. As informações sobre a conferência e os eixos que serão tratados estão disponíveis no site da Prefeitura de Cachoeiro. Basta acessar (http://www.cachoeiro.es.gov.br/), clicar na opção stop na divulgação do evento - no banner rotativo que está no topo da página - e baixar o projeto.


Semana criou multiplicadores da atenção ao idoso


No final de abril a Prefeitura promoveu a II Semana de Saúde do Idoso “Viva e Vida”, com palestras, atividades físicas, orientações sobre saúde e direitos e capacitação para agentes de saúde sobre o programa de saúde do idoso, de hipertensão e de diabetes, para formar multiplicadores da política de atenção à terceira idade. Este ano, a terceira idade em Cachoeiro, segundo a Prefeitura, passou a contar com um Centro de Convivência Vida Ativa reformado e organizado, com novo sistema de cadastro, um disque denúncia gratuito (0800 28 39 014), mais repasse de recursos aos abrigos e mais bairros inclusos no programa Melhor Idade Ativa.



Programação 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa 
Amanhã
18h -
 Credenciamento
19h - Abertura oficial
19h30 - Apresentação do grupo de dança Emoções – professoras Márcia Teixeira Rocha D’Oliveira e Marlei Pupim Zucoloto.
20h - Conferência magna - “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, com Tânia Maria Bigossi do Prado
21h - Debate
21h30 - Encerramento

Sexta-feira
7h30 -
 Credenciamento e café da manhã
8h30 - Leitura e apreciação do regimento interno
9h - Instalação dos grupos de trabalho e de seus facilitadores
-Eixo I - Envelhecimento e Política de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais (Maria Eugênia de Azevedo - médica geriatra)
-Eixo II - Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos  (Indira Diwali, promotora de Justiça)
-Eixo III - Fortalecimento e integração dos Conselhos: exigir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos (irmã Maria Rita Zampiroli, do Conselho Municipal de Assistência Social)
Eixo IV - Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estado e Município: Conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar (Lúcio Berilli Mendes, secretário municipal de Fazenda)
11h30 - Almoço
13h30 - Instalação da plenária para Análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos.
16h - Eleição dos Delegados à 3ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso
17h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário