domingo, 19 de junho de 2011

CINCO RAZÕES PARA SER FELIZ ENVELHECENDO AO LADO DO (A) COMPANHEIRO (A)


Cinco razões para envelhecer 
ao lado da pessoa amada
Origem do Texto: mais de 50.com.br
conteudo2.asp?conteudo_id=7555 
Publicado em:  03/11/2009


Envelhecer  feliz ao lado
da(o) companheira(o)
Foto: Getty Images (RF)
Alguém para ir ao cinema, uma companhia para aquela noite chuvosa, quem sabe até um amor para vida toda. Esses e outros motivos fazem muitas pessoas buscarem sua alma gêmea. Muitos até conseguem. Mas será que esses sortudos sabem valorizar aquilo que possuem? Relacionamentos têm seus momentos difíceis, mas sempre é possível encontrar boas razões para viver, ou melhor, continuar vivendo uma história de amor.Se a intenção é viver feliz para sempre ao lado da pessoa amada, encontrar e entender as razões pelas quais o casal ainda está junto pode ajudar quem anda insatisfeito ou pensando que o relacionamento já caiu na rotina depois de muitos anos juntos. Pensando nisso, o Maisde50 conversou com a psicóloga e terapeuta sexual Ana Cristina Canosa e traz cinco boas razões para envelhecer ao lado da pessoa amada.



Colha os bons frutos 



Envelhecer feliz ao
lado da (o) companheira (o)
Foto: Getty Images (RF) 
Não é só ter colocado filhos no mundo. Nem tampouco achar que qualquer problema familiar seja um insucesso do casal. A ideia de família harmônica não reside no ideal de “família perfeita”, e sim no compromisso que o casal fez para dar o melhor de si no cuidado e na educação de seus filhos, além de criar um espaço para reflexão, diálogo e acolhimento de todos. Quando só um empreendeu esforços durante muitos anos, provavelmente não desejará dividir os louros com aquele (a) que foi descuidado (a) com o núcleo familiar. Envelhecer com o (a) parceiro (a) observando as conquistas dos filhos, ajudando nas fases difíceis já vividas pelos dois, auxiliar no cuidado e criação dos netos é como colher os frutos de uma árvore que foi plantada há muitos anos, além de possibilitar que o casal reviva emoções e sentimentos experimentados durante a sua história.



Envelhecer feliz ao
lado da (o) companheira (o)
Foto: Getty Images (RF)
Usufrua das conquistas 

Uma vida de trabalho árduo, a construção de um patrimônio que finalmente poderá ser desfrutado pelo casal em sua aposentadoria. Essa certamente é uma ótima razão para envelhecer ao lado do (a) parceiro (a): passar mais tempo na casa de praia, de campo, um dinheiro para viajar sempre que possível, tardes e mais tardes no clube; não importa se um se ocupou em ganhar dinheiro e o outro em administrar a casa e os filhos, ou se ambos dividiram as tarefas, mas sim que o casal entenda que os esforços foram de ambos e que os dois têm direito de usufruir!


Compartilhe gostos em comum 

Assistir a filmes e fazer comentários, ir ao teatro, fazer esportes, participar de cursos de culinária, fotografia, idioma, literatura, jardinagem; ingressar em uma universidade para a maturidade; participar de ações voluntárias, comunitárias, religiosas, políticas; quando o casal tem gostos e interesses semelhantes há motivo de sobra para envelhecer juntos: o companheirismo nessa fase da vida é mais importante que o apaixonamento da juventude!


Envelhecer feliz ao
lado da(o) companheira(o)
Foto: Getty Images (RF)
A tranquilidade do conhecido
 É difícil afirmar que alguém pode conhecer o (a) parceiro(a) com todas as suas particularidades, mas com o tempo os casais passam a conhecer hábitos, desejos necessidades, características um do outro. Também há nesse processo um reconhecer-se no outro, perceber a partilha de uma história, em quais pontos se fundem e onde se separam. Essa habituação ou calmaria pode parecer tediosa na juventude e na vida adulta; no entanto, envelhecer com alguém que nos é tão conhecido pode ser divertido, já que só é possível antecipar passos e atitudes depois de muitos anos de convivência.
Cuide do outro

 Nós não queremos dar trabalho na velhice, por outro lado é confortante saber que o (a) parceiro (a) cuidará de nosso bem estar, assim como também poderá contar conosco. Infelizmente, nem todos envelhecem com saúde; estar ao lado de alguém com uma doença crônica e debilitante, certamente não é tarefa fácil. Cuidar de maneira amorosa e responsável não significa abdicar da vida; é possível ter ajuda de profissionais ou cuidadores para que o trabalho não seja tão árduo. O que importa nesses casos é a verdadeira vontade de acolher e dar o melhor possível para quem foi o(a) companheiro(a) de uma vida. Se cuidar for sentido como um castigo infernal, então é melhor delegar o trabalho para outras pessoas.
Se você ainda não encontrou sua melhor companhia, o Maisde50 também dá as dicas para encontrar um par.


Nenhum comentário:

Postar um comentário